Notícia

Seminário Multidisciplinar de Saúde Mental teve como tema central a vida e obra da psiquiatra alagoana Nise da Silveira

29/11/2017

Por Arnaldo Santtos

Na abertura do “Simpósio Multidisciplinar de Saúde Mental - Nise da Silveira no coração do método”, ocorrido nos dias 24 e 25 de novembro no Hotel Atlantic Suites, as maiores autoridades que conhecem os trabalhos da Dra Nise da Silveira, estavam presentes, Dr. Jean Pierre, que é diretor e psiquiatra responsável pela Casa das Palmeiras, a artista plástica Martha Pires Ferreira, o jornalista Bernardo Carneiro Horta, autor do livro da biografia “Nise – arqueóloga dos  Mares”. Eles tiveram o privilégio de conviver com a revolucionária do tratamento sobre saúde mental,  especialmente dos esquizofrênicos. 

 

Na composição da mesa de abertura do evento, estavam presentes, Ângela Farias, coordenadora do Simpósio, o coordenador dos trabalhos do seminário, Everton Calado;  Dr. Jean Pierre Müller Hargreaves, atual presidente da Casa das Palmares, Martha Pires Ferreira, artista plástica; o presidente do CRP-15, Félix Vilanova; a presidente do sindicato dos psicológicos, Lucitania Gomes Oliveira; o jornalista e cineasta Jorge Oliveira; o jornalista Bernardo Carneiro Horta e Karini Omena representando a Pró-reitoria estudantil da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

 

 

 Ângela Farias, coordenadora do simpósio, destacou que enquanto idealizadora e organizadora do simpósio sentiu-se como quem sonha: missão dada, missão cumprida.

 

 "Me sinto extremamente realizada e com o desejo de missão cumprida, pois o que em julho deste ano era uma longínqua possibilidade, esse final de semana tornou-se, de forma fenomenológica, em realidade, personificada nas pessoas dos três ilustres palestrantes, os quais voluntariamente chegaram de forma emocionada à terra da Dra. Nise.

 

Esse simpósio representou um divisor de águas, no que diz respeito ao reconhecimento da Dra. Nise no seu Estado, além dos reflexos para a saúde mental de Alagoas.  Agradeço a Martha Pires Ferreira, ao Bernardo Horta e a todos os participantes, à equipe organizadora e minha família além dos apoiadores e patrocinadores pelo êxito alcançado.

 

Para Everton Calado, a realização do simpósio, sem dúvida, superou todas as  expectativas. O sentimento de ter vivido uma experiência de aprendizagem sobre “um fazer saúde mental singular” foi unânime entre todos os profissionais e estudantes que participaram.

 

Destacou que a equipe foi fiel a proposta inicial: conhecer e atualizar o método, os caminhos, técnicos e teóricos da Drª Nise da Silveira, e “não simplesmente cantar e decantar sua figura.”

 

O desafio agora é que todos nós que fiquemos inquietados com as palavras e exemplos que Bernardo Horta, a Martha Pires Ferreira e Jean Pierre Heargreaves nos trouxeram. “É fazer frutificar as sementes plantadas de conhecimento e humanismo em nós, nas nossas redes de estudo e trabalho e, no campo das políticas públicas,  sob a égide da Reforma Psiquiátrica.

 

Clique abaixo para ver:   1. Galeria de fotos

                                    2. Entrevista exclusiva com o Dr. Jean Pierre

 

Please reload

Archive
Please reload

Procurar por Tags
Siga nos
  • Facebook Basic Square

Nossos Parceiros