Notícia

Programa de Residência Médica do Cesmac é aprovado pelo CNRM

28/11/2017

                                                           Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade
 

Na última semana a Plenária da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) aprovou efetivamente o Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade do Centro Universitário Cesmac. O processo ocorre por meio do curso de Medicina, na Comissão de Residência Médica (COREME). A iniciativa atende aos pré-requisitos exigidos para a formação em Medicina. Cesmac é pioneiro nessa implantação entre as instituições de ensino superior particulares de Alagoas.

 

De acordo com o Ministério da Educação a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o “padrão ouro” da especialização médica. O processo foi instituído pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, que também criou a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

O Programa de Residência Médica, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico residente o título de especialista. A expressão “residência médica” só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica.

 

A Residência Médica do Cesmac, de acordo com os fins e o comprometimento da Instituição de ensino com a região e a responsabilidade social, será de grande interesse para o desenvolvimento de Alagoas, pois vai priorizar como disciplina a Medicina da Família e da Comunidade. Para isto, promoverá integração à assistência médica do SUS, bem como a cooperação com os Serviços de Saúde do Estado e do Município, para desenvolver atividades médicas em unidades básicas de saúde dos bairros de Ouro Preto, Guaxuma e Pescaria, além da própria Unidade Docente Assistencial. O programa contempla ainda a extensão para outras áreas de atuação médica e atendimento em outras unidades de saúde de Maceió.

 

A Instituição vai formar a primeira turma em 2020 e, com isso, se enquadra na oferta de uma formação qualificada e completa para os futuros médicos. Segundo o coordenador da COREME Cesmac professor Fernando Fidelis, “A provação traz muita felicidade e a certeza que para o Cesmac é uma honra muito grande ter uma Residência Médica aprovado mesmo antes de formar a primeira turma”, enfatizou.

 

De acordo com a professora Ivonilda Maia, coordenadora do curso de Medicina do Cesmac, “a alegria é enorme e fruto de todo um trabalho sério, que vem sendo desenvolvido por toda equipe de Medicina do Cesmac. Ter mais uma oferta de Residência Médica em Alagoas é de suma importância para garantir profissionais cada vez mais qualificados e que se dediquem ao local em que fizeram esse programa. Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade é a prioridade do Programa Mais Médicos do Ministério da Saúde”, enfatizou.

 

Segundo Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação e também de Graduação, professora doutora Claudia Medeiros, “essa é mais uma importante conquista para a Instituição.  Somos a primeira Instituição de Educação Superior Privada do Estado de Alagoas a ter Residência Médica. Isso é um marco, estou feliz e orgulhosa por estarmos construindo história”, concluiu.

 

Fonte: Ascom Cesmac

Please reload

Archive
Please reload

Procurar por Tags
Siga nos
  • Facebook Basic Square

Nossos Parceiros