Notícia

Programa de cirurgia endovascular vai beneficiar pacientes cardíacos do SUS

Os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que possuem problemas cardíacos e que não podem passar pelos procedimentos cirúrgicos convencionais – por existirem riscos – agora serão atendidos pelo programa de cirurgia endovascular, em mais uma parceria entre o Governo de Alagoas e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) com o Hospital do Coração de Alagoas e a Fundação Cordial. 

 

O lançamento do novo serviço ocorrerá durante o I Simpósio Alagoano de Cirurgia Endovascular e Novas Tecnologias nesta sexta-feira (3), no Hotel Best Western Premier Maceió, às 8 horas.

A cirurgia endovascular é uma técnica menos invasiva indicada em tratamentos que só podiam ser feitos com por meio de cirurgias abertas como em casos de aneurismas. Durante a intervenção são utilizados cateteres e guias, manipulados à distância e monitorados por telas de computador.

 

Segundo Otoni Veríssimo, diretor administrativo do Hospital do Coração de Alagoas, o programa irá tratar em sua maioria pacientes idosos e aquelas pessoas que apresentam algum tipo de comorbidades, em razão do risco cirúrgico.

 

“Com esse serviço, vamos ampliar para os usuários do SUS a assistência à saúde da pessoa idosa. O tratamento endovascular é o mais viável e seguro alternativo dos doentes de alto risco, já que o procedimento convencional é mais agressivo e contraindicado nesses casos”, afirma Veríssimo.

 

Os procedimentos serão feitos no Hospital do Coração de Alagoas, por uma equipe multidisciplinar composta de cardiologistas clínicos, ecocardiografistas, cirurgiões cardiovasculares e hemodinamicistas. O grupo será coordenado pelos médicos cardiologistas José Wanderley Neto e Roberto Lucio Verçosa.

 

Texto: João Victor Barroso

 

 

Please reload

Archive
Please reload

Procurar por Tags
Siga nos
  • Facebook Basic Square

Nossos Parceiros