Notícia

Exame que pode salvar 12 mil vidas é rápido e barato

31/01/2017

Dia 5 de fevereiro é o Dia Nacional da Mamografia, a data criada com o objetivo de incentivar as mulheres a realizar este procedimento, que tem como finalidade estudar o tecido mamário, sendo o principal exame para detectar lesões benignas e cânceres, que geralmente se apresentam como nódulos ou calcificações.


Atualmente, mais de 12 mil mulheres morrem por ano no Brasil em decorrência do câncer de mama, a maioria morre por falta de informação, já que poderia ter diagnosticado precocemente o tumor com o exame de mamografia, aumentando assim as chances de cura, que para este tipo de câncer pode chegar a 95%. Quanto mais cedo for diagnosticado, maiores são as chances de cura.

  
De acordo a coordenadora de Atendimento do Hospital Vida, Gabriela Cabral: "O exame de mamografia está disponível no Hospital Vida, para pacientes particulares e convênios de segunda a sexta-feira das 7h às 10h. A boa notícia para as pessoas que não têm plano de saúde é que não é um exame caro, e além disso temos uma agenda rápida, uma facilidade que agrada muito aos pacientes quando conhecem o Hospital Vida."


Mulheres acima dos 40 anos devem fazer o exame anualmente ou quando o médico julgar necessário de acordo com a inclusão da paciente no grupo de risco. A radiografia pode ser realizada nas duas mamas, tendo o nome de mamografia bilateral ou em apenas uma, sendo chamada de mamografia unilateral. 

 

Este é um exame que pode causar dor porque comprime as mamas em um aparelho de raio X apropriado, com baixa radiação, chamado mamógrafo e esta é uma área normalmente sensível. Para aliviar o incômodo, a dica é realizar o procedimento fora do período pré-menstrual.


No dia da mamografia, vale apostar em alguns cuidados. “Orientamos as pacientes a não utilizar creme, talco ou desodorante na região das mamas e axilas. Aconselha-se também o uso de roupas com duas peças, para que somente a parte superior seja retirada durante o procedimento. E para as que já foram submetidas ao exame outras vezes, o ideal é que levem sempre o último resultado para comparação.

 

Fonte: Ascom Hospital Vida

Please reload

Archive
Please reload

Procurar por Tags
Siga nos
  • Facebook Basic Square

Nossos Parceiros