Notícia

SANTA CASA DE MACEIÓ PROMOVEU O 2º SIMPÓSIO DE ONCOLOGIA

11/07/2016

 

O 2º Simpósio de Oncologia, organizado pela Gerência de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Maceió, reuniu no Hotel Jatiúca alguns dos principais nomes da oncologia brasileira na capital alagoana no último final de semana. Em pauta, as últimas descobertas sobre o tratamento e diagnóstico das neoplasias ginecológicas, com ênfase nos cânceres do colo do útero, do endométrio e de ovário.

Aberto pelo oncologista Marcos Davi e pelo cirurgião oncológico Aldo Barros, o 2º Simpósio de Oncologia superou as expectativas da Gerência de Ensino e Pesquisa, que havia estimado inicialmente em cerca de 40 inscrições mas que, às vésperas do evento, já havia mais de 150 participantes.

 

Na abertura do evento, a emoção e os aplausos invadiram o centro de convenções do Hotel Jatiúca com a homenagem prestada pelo simpósio ao pioneiro da cirurgia de cabeça e pescoço e renomado cirurgião oncológico Antonio Mario Duarte Coelho da Paz. Ele foi responsável pela formação de várias gerações de cirurgiões que hoje assumem posição de destaque em importantes complexos hospitalares.

 

Entre os convidados de outros estados, marcaram presença no 2º Simpósio de Oncologia os médicos Georgia Cintra (Hospital de Câncer de Barretos/SP), Michael Chen (AC Camargo Câncer Center/SP), Diocésio Alves Pinto de Andrade (Instituto Oncológico de Ribeirão Preto –InORP/ SP), Tarcisio Reis (Hospital Universitário Osvaldo Cruz – HUOC/PE) e Daniela Freitas (Hospital Sírio-Libanês/SP). A única ausência foi Audrey Tsunoda (Hospital Erasto Gartner/PR), que cancelou sua viagem por motivos familiares.

 

Algumas das palestras mais concorridas foram “Lesões precursoras do câncer de endométrio a histeroscopia” e “Cirurgia no câncer de endométrio – papel da cirurgia minimamente invasiva e abordagem linfonodal”, ambas com a com a obstetra e ginecologista Georgia Cintra.

Também foram elogiados foram os temas “Controvérsias em adjuvância no câncer de endométrio”, com o radioterapeuta Michael Chen; “Quimioterapia na neoplasia de endométrio”, com Diocésio Alves Pinto de Andrade; e “HIPEC no câncer de ovário”, com o cirurgião oncológico Tarcisio Reis.

 

Destaque também para o Simpósio Satélite com a oncologista clínica Daniela Freitas Hospital Sírio-Libanês/SP.

 

Entre os palestrantes alagoanos, a médica Vera Lúcia Tenório (PAM Salgadinho) abordou o diagnóstico e a profilaxia do HPV e os médicos da Santa Casa de Maceió Caio Arraes (“Complicações actínicas”), Aldo Barros (Citorredução primária seguida de tratamento sistêmico), Fabrisia Cruz (Tratamento sistêmico neoadjuvante seguido de citorredução de intervalo) e Austry Ferreira (abordagem cirúrgica da neoplasia borderline de ovário).

 

A temática “Abordagem multidisciplinar no câncer ginecológico” ficou a cargo da enfemeira Karliene Batista de Oliveira.

 

Fonte: Ascom SCMM

 

Please reload

Archive
Please reload

Procurar por Tags
Siga nos
  • Facebook Basic Square

Nossos Parceiros