Notícia

Doutor em farmacologia orienta sobre prescrição farmacêutica no CRF/AL

08/07/2016

 

Você já parou pra pensar que uma dor, uma febre ou mesmo uma cefaleia pode ser sintoma de algum outro processo fisiopatológico? O farmacêutico Heder Frank Gianotto, doutor em ciências pelo programa de graduação e pós-graduação em farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) veio ministrar uma palestra no Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF/AL) sobre Prescrição Farmacêutica: dor, febre e cefaleia.

 

O ponto chave do encontro, segundo ele, foi exatamente discutir a prescrição farmacêutica. “Qual é o farmacêutico que está prescrevendo atualmente, será que é aquele modesto, que apenas indica o medicamento verbalmente? Ou ele já prescreve e já tem o seu receituário para fazer a prescrição, carimbar, assinar e realmente documentar isso?”, pontuou.

 

A orientação de Heder é que ao decidir prescrever qualquer medicamento, o farmacêutico precisar estar ciente de que apenas vai aliviar os sintomas do paciente ou que se pode mascarar algo mais grave. “A grande questão é identificar o que é simplesmente o alívio da dor, o alívio de uma cefaleia, de uma diminuição de febre ou o que é realmente mascarar algo mais grave. A gente precisa pensar como avaliar esse paciente?”, alertou.

 

Alexandre Correia, presidente do CRF/AL, diz que essa é mais ação promovida dentro do programa de educação continuada em parceria com o Sindicato dos Farmacêuticos de Alagoas e o Instituto de Pós-Graduação & Graduação (Ipog). “Heder é uma referência na prescrição farmacêutica e o CRF tem trazido para o nosso Estado os melhores profissionais do Brasil, dando a oportunidade para que os farmacêuticos alagoanos estejam sempre atualizados com os assuntos do nosso universo profissional”, comentou. O evento contou com a participação de cerca de 90 participantes.

 

Durante a palestra foram sorteadas quatro bolsas de estudos, com 50% de desconto para a pós-graduação em atenção farmacêutica e farmácia clínica do Ipog. Também foram arrecadados mais de 90 kg de alimentos que serão doados a uma instituição de caridade.

 

Luciana Martins-Ascom/CRF

Please reload

Archive
Please reload

Procurar por Tags
Siga nos
  • Facebook Basic Square

Nossos Parceiros