Especialistas  debatem  avanço   das  pesquisas  em câncer

01 de novembro de 2013

 

         Oncologista Ademar Lopes, do Hospital A. C. CamargoO

Congresso Multidisciplinar Saúde, promovido pela Santa Casa de

Maceió no período de 8 a 9 de novembro de 2013, receberá a

presença de especialistas de importantes centros de pesquisa e

tratamento do câncer do país, como o Hospital A. C. Camargo

(SP), Hospital Israelita Albert Einstein (SP), Hospital Sírio Libanês

(SP) e Real Hospital Português (PE). O evento será realizado no

Centro de Convenções do Hotel Jatiúca, em Maceió (AL).

         O diretor do Departamento de Cirurgia Pélvica do Hospital

A. C. Camargo, Ademar Lopes, abrirá a programação do

Congresso Multidisciplinar Saúde 2013 às 8h30 desta sexta-feira

(08) com a conferência "Câncer, o senhor de todos os males:

desafios à Medicina de ontem, de hoje e de amanhã".

         Pioneiro na introdução, no Brasil, da cirurgia citorredutora e quimioterapia intraperitoneal hipertérmica, Ademar Lopes é referência também em cirurgias preservadoras de membros em sarcomas ósseos e de partes moles da cintura escapular e pélvica. Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, Ademar Lopes atua ainda em segmentos como câncer colorretal, sarcomas de partes moles, além de câncer ginecológico e de mama.

         Outro nome de peso é Robson Ferrigno, presidente da Sociedade Brasileira de Radioterapia e radio-oncologista do Hospital Israelita Albert Einstein. O especialista preferirá palestra em dois momentos, ambos na sexta-feira (08), às 11h45 com o tema "Quando indicar Radioterapia" e às 13h10 com "Radioterapia - o que há de novo?".

         O congresso incluiu na programação também as mais recentes pesquisas em biologia molecular e genética em oncologia que serão discutidas pelo médico Alfredo de Barros, coordenador do Núcleo de Mastologia do Hospital Sírio Libanês em São Paulo. O mastologista estará na sexta (08) às 12h30 discutindo o "Tratamento cirúrgico e o papel da biologia molecular na decisão terapêutica" e ainda às 15h30 com a "Influência genética nas neoplasias".

 

         De Viçosa para os EUA

 

         Nascido na cidade de Viçosa (AL), mas radicado em Pernambuco, o oncologista Rubens Barros Costa, do Real Hospital Português, falará sobre "Quimioterapia adjuvante em tumores Her-2 positivos e negativos" em conferência destinada a profissionais da área na sexta (08), às 17h20. Especialista em câncer de mama, Ricardo Costa fez mestrado em pesquisa clínica em Pittsburgh (EUA) e possui vínculos com o Cedar Valley Cancer Center, em Iowa.

         O físico nuclear Marcos Vinicius Grigolon, responsável pelo Serviço de PET/CT e Medicina Nuclear da Clínica Villas Boas, em Brasília, também estará presente na programação da sexta-feira (08), às 10h30, com a palestra sobre o "Papel do PET-CT na Oncologia". Fechando a programação do dia, às 17h20 o médico oncologista Rubens Costa, do Real Hospital Português, apresentará o tema "Emergências clínicas em oncologia".

         Quem não puder comparecer a nenhuma das palestras acima ainda terá a chance de ouvir parte desse grupo de palestrantes reunido às 14h da sexta (08) no colóquio "Desafios da Oncologia no paciente idoso".

Presidido pelo oncologista Divaldo Alencar e tendo como moderador a geriatra Helen Arruda, o encontro debaterá o tema "Desafios da Oncologia no paciente idoso

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - Santa Casa de Maceió.

http://www.santacasademaceio.com.br/imprensa/noticias/?vCod=1858
 

Oncologista Ademar Lopes, do Hospital A.C. Camargo

Nossos Parceiros