Dia Mundial do Rim é celebrado em 13 de março

 

13.03.2014

 

Campanha de 2014 foca a Doença Renal Crônica

 

Um rim bem cuidado é essencial para uma vida longa e saudável. O órgão é responsável porfunções fundamentais, como eliminar resíduos tóxicos oriundos do metabolismo e regular ovolume de líquido corporal. Sua importância é tamanha que, no dia 13 de março, é celebrado oDia Mundial do Rim.

 

A data procura chamar a atenção para um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Em 2014, o foco é abordar a Doença Renal Crônica (DRC), que atinge uma em cada 10 pessoas. Por isso, o slogan da campanha é “1 em 10. O Rim envelhece, assim como nós”.

 

A DRC pode levar à perda total das funções (falência renal), o que exige a realização periódicade hemodiálise para filtragem do sangue e de transplante. A doença se caracterizada pela perda progressiva e irreversível das funções renais.

 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), cerca de 10% da população adulta tem algum grau de perda de função renal. O percentual pode aumentar para 30% a 50% em pessoas acima de 65 anos (10% da população brasileira), o que mostra que o risco aumenta substancialmente com o envelhecimento.

 

Prevenção

 

A falta de cuidado e prevenção são medidas que podem danificar os rins como a diabetes,pressão alta e doenças cardíacas. A medida do envelhecimento mais a pessoa está propensa a desenvolver alguma doença renal, que pode chegar à insuficiência renal crônica, sendo necessário o tratamento renal substitutivo como a diálise ou transplante. 

 

Dados da SBN revelam que atualmente cerca de 100 mil brasileiros realizam tratamento de diálise.

 

Atitudes simples como controlar o consumo de sal e açúcar, não fumar, praticar atividades físicas e realizar periodicamente exames de urina, glicemia e de creatinina, podem evitar a doença renal crônica.

 

Fonte: Setor Saúde

 

http://setorsaude.com.br/dia-mundial-do-rim-e-celebrado-em-13-de-marco/

 

Nossos Parceiros