Câncer: congresso debate cuidados paliativos

26.10.2013

        Quando iniciar o cuidado paliativo de pacientes com câncer? Quais os objetivos do tratamento e quais os domínios da vida do paciente afetados pelo cuidado paliativo? E mais: como envolver e cuidar da família neste processo? Há aspectos legais a serem considerados? As respostas a todas essas perguntas serão discutidas em colóquio reunindo profissionais de diversas áreas no Congresso Multidisciplinar Saúde 2013. O evento será realizado pela Santa Casa de Maceió no período de 8 a 9 de novembro de 2013 no Centro de Convenções do Hotel Jatiúca, em Maceió (AL).

        O colóquio fechará a programação do congresso no sábado (09), às 11h15, reunindo uma equipe multidisciplinar com larga experiência na Santa Casa de Maceió. Com a enfermeira Rejane Paixão presidindo a mesa e o oncologista clínico Davi Buarque como moderador, o colóquio reunirá profissionais como a oncologista Ana Carolina Zau, a psicóloga Fabiana Pouza, a enfermeira Meireanne Lino, a assistente social Somaya Rodrigues, a nutricionista Yoná Rodrigues, a farmacêutica Rafaela Karlla e a terapeuta ocupacional Analice Brandão.

       O tema passou a fazer parte integralmente do cotidiano da Santa Casa de Maceió com a abertura da unidade Cônego João Barbosa Cordeiro, especializada no cuidado paliativo de pacientes com câncer. A unidade ocupa o terceiro pavimento da Unidade Docente Assistencial Professor Rodrigo Ramalho, localizada na orla marítima do bairro do Prado, na capital alagoana.

       A nova unidade possui onze leitos, sendo dois por enfermaria e um reservado para casos em que é preciso isolamento. Vinte e dois profissionais se revezam na assistência aos pacientes, entre eles uma enfermeira, fonoaudióloga, psicóloga, assistente social, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e 14 técnicos de enfermagem, além dos médicos plantonistas.

       O colóquio sobre cuidados paliativos reunirá profissionais e leigos na discussão de um assunto ainda considerado delicado na sociedade contemporânea: a relação entre profissionais de saúde, familiares e pacientes em estágio terminal, ou seja, sem possibilidade de cura. As inscrições para o congresso já estão encerradas.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - Santa Casa de Maceió 

 

http://www.santacasademaceio.com.br/imprensa/noticias/?vCod=1853


 

Nossos Parceiros